A educação permanente no combate à resistência antimicrobiana : elaboração de quizzes



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Nitsche, Jéssica Regina

Orientador: Moraes, Suzana Guimarães


Assunto: Educacao permanente,Resistencia antimicrobiana,Educacao em saude,Ensino auxiliado por computador,Permanent education,Antimicrobial resistance,Health education,Computer-aided teaching


Resumo: Introdução: A descoberta dos antimicrobianos teve grande impacto no tratamento de infecções, porém, seu uso generalizado durante varias décadas gerou a problemática da resistência antimicrobiana. A educação de profissionais da saúde é uma das estratégias dos planos de ação implementadas pela Organização Mundial da Saúde para combatê-la. Visto que a educação deve ser interdependente e transdisciplinar, o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem é enriquecedor. Sendo assim, o uso de quizzes online é uma excelente ferramenta para uma aprendizagem interativa, estimulante e autônoma. Objetivo: O objetivo principal desse projeto foi desenvolver, aplicar e avaliar um conjunto de quizzes, abordando de forma interativa a resistência antimicrobiana para contribuir com a educação permanente de profissionais da saúde. Metodologia: O conjunto de quizzes foi elaborado no programa Socrative®, que fornece a interação e permite seu compartilhamento online via smartphone ou computador. Sua avaliação foi feita através de pré e pós-teste e instrumento de percepção, aplicados para profissionais da saúde, alunos do mestrado profissional Educação nas Profissões da Saúde. Resultados: O conjunto de quizzes foi bem avaliado pelos profissionais da saúde (n=20), porém, o pré e pós-testes não atingiram os valores de significância estatística para verificar o ganho cognitivo. Discussão/Conclusão: De acordo com os resultados, podemos concluir que o conjunto de quizzes é de interesse educacional e uma importante ferramenta para a educação permanente de profissionais da saúde,


Abstract: 'Introduction: The discovery of antimicrobials had a great impact on the treatment of infections, however, their widespread use for several decades has generated the problem of antimicrobial resistance. The education of health professionals is one of the strategies of the action plans implemented by the World Health Organization to oppose it. Since education must be interdependent and transdisciplinary, the use of technologies in the teaching-learning process is enriching. Therefore, the use of online quizzes is an excellent tool for interactive, stimulating and autonomous learning. Objective: The main objective of this project was to develop, apply and evaluate a set of quizzes, interactively approaching antimicrobial resistance to contribute to the continuing education of health professionals. Methodology: The set of quizzes was developed in the Socrative® program, which provides the interaction and allows its online sharing via smartphone or computer. Their evaluation was made through pre and post-test and instrument of perception, applied to health professionals, students of the professional masters degree "Education in the Professions of Health". Results: The set of quizzes was successful by health professionals (n = 20), however, the pre and post-tests did not reach the values of significance for knowledge of cognitive gain. Discussion/Conclusion: According to the results, we can conclude that the set of quizzes is of educational interest and an important tool for the continuing education of health professionals'


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2018-03-12

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